quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Mundo da Literatura perde um grande nome


A 18 de Junho de 2010, o mundo da Literatura perdeu um dos seus grandes nomes, José Saramago. O escritor português de 87 anos, faleceu na sua residência em Lanzarote, Espanha. De acordo com o seu editor Zeferino Coelho, num artigo publicado no Jornal português “O Público”, Saramago faleceu em casa cerca das 12.30h (hora de Lisboa), no que este descreveu como uma forma bastante pacífica.

Nascido a 16 de Novembro de 1922, numa pequena aldeia chamada Azinhaga, na Golegã, Portugal. Com apenas dois anos de idade, Saramago mudou-se para Lisboa, onde cresceu. Antes de se tornar um magnífico escritor, José Saramago teve diversos empregos, incluindo tradutor.

A natureza do seu trabalho foi sempre bastante controversa. Com opiniões bastante fortes em assuntos como religião, política, etc, Saramago foi adorado por muitos e odiado por alguns. Mas nunca se sentiu intimidado pelo seus grandes inimigos, em vez disso continuou a ter as suas opiniões fortes e continuou o seu maravilhoso trabalho.

Em 1998, José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura. Tinha 76 anos. Ele foi o segundo português a ser galardoado com um Prémio Nobel. O primeiro foi o Professor Dr. Egas Moniz, a quem foi atribuido o Prémio Nobel da Medicina em 1949.

A sua magnífica obra inclui excelentes trabalhos tais como:  “Manual de Pintura e Caligrafia”, “Memorial do Convento”, “A Jangada de Pedra” e o polémico “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

O funeral teve lugar em Lisboa. Milhares de pessoas estiveram presentes para dar o último adeus a este grande escritor dos nossos tempos.
EQUIPA UPDATED WORDS
* Este artigo foi escrito pela Equipa Updated Words, baseado em informação retirada do Jornal “O Público” e Wikipedia.

Sem comentários:

Enviar um comentário