quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Em 2008 o Governo Português e os Governos de todos os países de língua portuguesa, assinaram um Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. De acordo com estes, este irá unificar a língua e criar um melhor entendimento e uma melhor ferramenta contra o analfabetismo.

Mas a medida já causou alguma controvérsia e até a criação de uma petição, para persuadir os Governos a abandonar o documento. Entre linguistas, inclusive a nossa Equipa, existe um sentimento de perda de identidade. Tal como acontece com outras línguas do mundo, o português é falado em diversos países do mundo, desde a África até ao Brasil. Cada um destes países tem a sua própria História, a sua própria cultura , e por essa razão desenvolveram a sua língua de uma forma diferente da sua língua mãe, o Português de Portugal. Até mesmo Portugal não ficou parado no tempo. O país desenvolveu, tal como se desenvolveu a sua língua.

É por essa razão, que este documento está a causar tal revolta nas comunidades de expressão portuguesa em todo o mundo, que acreditam que as suas tradições e culturas estão a ser prejudicadas pelo documento.

Na qualidade de profissionais, temos que respeitar as regras e códigos de cada língua com a qual trabalhamos. Não podemos ser parciais e temos sempre que obedecer à lei. Contudo, e na qualidade de profissionais que somos, nós não podemos concordar com este documento e não obedeceremos às suas regras até que seja tomada uma decisão e sejamos oficialmente forçados a tal. A Equipa Updated Words respeita a cultura de cada país, e o seu direito a uma língua própria. Portanto, e por esta razão estamos contra ao documento.

Para mais informação sobre o documento, visite:
 
Para assinar a petição contra o document, visite:
EQUIPA UPDATED WORDS

Sem comentários:

Enviar um comentário